Noticias Mocambique

Construtor Noticias Moçambique Comenta:  

Silos para cereais em Moçambique serão entregues até 2013

É com grande orgulho que o Ministro da Indústria e Comércio de Moçambique, Armando Inroga garantiu terça-feira em Maputo que os 39 silos para cereais em construção em Moçambique, com uma capacidade global de 39 mil toneladas, serão entregues até Agosto de 2013, segundo escreve hoje o jornal Notícias.

A instalação dos primeiros 18 silos nas províncias de Sofala, Zambézia, Nampula, Niassa e Tete que deveria ter ocorrido em 2010 e 2011 registou atrasos imputados ao empreiteiro moçambicano. Dos 18 silos iniciais apenas foram construídos dois: Gorongosa e Nhamatanda.

O ministro disse que durante o corrente ano serão instalados 21 outros silos nas províncias da Zambézia, Nampula e Niassa e que foram financiados por Portugal.

“É verdade que tivemos problemas na primeira fase. Porém, todos os 39 silos serão entregues no próximo ano”, assegurou Inroga.

A construção dos silos reveste-se de grande importância para a rentabilização da produção agrária, sobretudo nas zonas mais afastadas, onde há grandes dificuldades para aceder aos mercados comerciais.

2012/03/28 NOTÍCIAS

Segunda ponte sobre o Zambeze concluída antes de Setembro de 2014

As obras de construção da nova ponte sobre o rio Zambeze, na cidade de Tete, com um comprimento de 715 metros iniciaram-se em Abril de 2011.Apesar das notícias citadas pelo consórcio português Mota-Engil, Soares da Costa e Opway no dia 22/09/2011 ” está a envidar todos os esforços necessários para contrariar o abrandamento que a construção da segunda ponte sobre o rio Zambeze começou a registar após a descoberta de uma camada de carvão no solo atravessado pelo traçado da infra-estrutura”.

A obra, que incluiu a reabilitação de cerca de 260 quilómetros de estrada que faz a ligação da cidade de Tete às fronteiras com o Zimbabwe, a caminho de Harare, e com o Malawi, para Blantyre, vai custar 105 milhões de euros

As obras de construção da segunda ponte sobre o rio Zambeze, que ligará a cidade de Tete e o distrito de Moatize, serão concluídas antes do prazo estipulado de Setembro de 2014 garantiu Luís Ferreira, director da Operadora Estradas do Zambeze, gestora do empreendimento.

2012/03/27  NOTÍCIAS

Comenta: